A Public School, comandada pelo aclamado duo de nova-iorquinos Dao-Yi Chow e Maxwell Osborne, acaba de anunciar mudanças no seu modelo de apresentações para o público. A partir desse ano serão dois desfiles anuais com as coleções masculina e feminina combinadas. As datas coincidem com a temporada de resort e pre-fall, acontecendo em junho e dezembro, mas não haverá estação definida: as coleções serão intituladas Collection I e Collection II.
O reposicionamento em relação às semanas de moda é uma questão que está sacudindo a indústria. Marcas de peso como Burberry decidiram voltar suas apresentações para o consumidor. Já a Gucci anunciou que as coleções masculina e feminina serão apresentadas no mesmo evento, enquanto a Vetements pretende desfilar em janeiro e julho, “quebrando” as datas do calendário. Resumindo, o que está acontecendo é uma reorganização na qual cada marca está adotando a estratégia mais adequada para o seu público ou tipo de negócio.
Enquanto isso, os responsáveis pelas semanas de moda de Milão e Paris concordam em manter o sistema e as datas tradicionais, pois defendem que o período entre o surgimento e a satisfação do desejo do público é o que difere o fast fashion do slow fashion. Francois-Henri Pinault, do grupo Kering, acrescentou que o sistema “see now, buy now” é uma negação do luxo.
Muitas mudanças prometem vir por aí, e estaremos acompanhando de perto!
Foto: Agência Fotosite
Fonte: UseFashion Blog